Cefaleia
Cefaleia é a dor em qualquer parte da cabeça, incluindo o couro cabeludo, pescoço, face e o interior da cabeça. Existem mais de 200 tipos de cefaleia, incluindo enxaqueca, e pode resultar de doenças do cérebro, olhos, nariz, garganta, seios nasais, dentes, mandíbulas, orelhas, ou pescoço ou a partir de uma doença de corpo inteiro (sistêmica).
Cefaleias episódicas ocorrem menos de 15 dias por mês. A dor é geralmente leve a moderada. Ela pode durar de 30 minutos a vários dias. Essas cefaleias geralmente começam várias horas após o despertar e agravam conforme o dia avança.
Cefaleias crônicas ocorrem 15 ou mais dias por mês. A gravidade pode aumentar à medida que ocorrem mais episódios. A dor pode variar de intensidade ao longo do dia, mas está quase sempre presente.
Sinais de alarme: quando você precisa procurar um serviço de urgência
-
Cefaleia grave com febre e rigidez na nuca pode ser um indicador de meningite – infecção das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal (meninges).
-
Cefaleia em trovoada pode ser uma hemorragia subaracnóidea (sangramento dentro das meninges), muitas vezes causada por um aneurisma rompido.
-
Sensibilidade nas têmporas, particularmente em pessoas idosas que perderam peso e têm dores musculares, pode ser arterite temporal.
-
Cefaleias em pessoas que apresentam câncer ou um sistema imunológico enfraquecido (devido a uma doença ou medicamento).
Diagnóstico
Um exame físico é feito por um médico neurologista, quando se concentra na cabeça e no pescoço. Um exame neurológico avalia o cérebro, a medula espinhal e a função nervosa.
A avaliação do sistema nervoso, com o exame neurológico, inclui a avaliação do seguinte:
-
Estado mental
-
Nervos cranianos
-
Nervos motores
-
Nervos sensitivos
-
Reflexos
-
Coordenação e equilíbrio
-
Caminhar (marcha)
-
Regulação dos processos internos do corpo (pelo sistema nervoso autônomo)
-
Fluxo sanguíneo para o cérebro
O exame neurológico também pode ajudar a identificar a causa de um mau funcionamento muscular (como fraqueza ou paralisia), uma vez que a contração muscular normal depende da estimulação por um nervo.
O médico pode avaliar algumas áreas mais minuciosamente do que outras dependendo do tipo de doença de que se suspeita.
Se o médico suspeitar que a causa é um problema grave (como, por exemplo, uma hemorragia ou uma infecção), o paciente geralmente é encaminhado ao serviço de urgência.
Se o médico suspeitar de meningite, encefalite ou de uma hemorragia subaracnóidea, é feita uma punção lombar, geralmente depois de ser feita uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética para excluir anormalidades que aumentam a pressão dentro do crânio.
Tratamento
O tratamento da cefaleia depende da causa. O neurologista determina o tipo ou causa de cefaleia com base no histórico médico, nos sintomas e nos resultados do exame físico.

