.jpg)
CONSULTA EM NEUROLOGIA
A neurologia é a área da medicina que estuda, diagnostica e trata problemas no sistema nervoso, incluindo o sistema nervoso central (cerebelo, tronco encefálico, cérebro e medula espinhal), e o sistema nervoso periférico (nervos que ligam o sistema nervoso central ao resto do corpo).
Entre as questões que levam as pessoas a procurar um neurologista, podem ser mencionadas: dores de cabeça, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, doença de Alzheimer, transtornos do sono, doença de Parkinson e doenças dos nervos periféricos.
Além dos casos citados cima, há outras situações que são avaliadas pelo neurologista, como histórico familiar de doenças neurológicas, encaminhamento por outro profissional de saúde ou simplesmente um check-up neurológico periódico, que pode ajudar a prevenir uma condição neurológica ou descobri-la em seu início.
A avaliação clínica detalhada do paciente com doença neurológica, composta por história clínica e exame físico específico, é pré-requisito para o diagnóstico adequado e definição do tratamento, que será personalizado conforme a necessidade de cada pessoa. Exames laboratoriais e exames de imagem ajudam a complementar a investigação neurológica, que é bastante minuciosa.
Sintomas de doenças neurológicas
-
Cefaleia
-
Dor nas costas e no pescoço
-
Dor ao longo de uma via nervosa (como lesões do nevo ciático ou herpes zóster)
-
Disfunção muscular
-
Tremor
-
Paralisia
-
Movimentos involuntários (não intencionais, como tiques)
-
Alterações da marcha e da coordenação motora
-
Espasmos musculares
-
Inflexibilidade ou rigidez muscular
-
Lentidão dos movimentos
-
Alterações na sensibilidade (falta de sensibilidade ou hipersensibilidade)
-
Sensação de formigamento ou picadas
-
Alucinações visuais
-
Zumbido ou outros sons originários nos ouvidos
-
Perda de equilíbrio
-
Dificuldade para dormir ou permanecer dormindo
-
Movimentos incontroláveis das pernas durante o sono
-
Memória fraca
Atendimento
A consulta em Neurologia com a Dra. Natália reúne atendimento especializado em três modalidades: presencial, telemedicina e domiciliar, além de procedimentos ambulatoriais em Neurologia (infiltração anestésica, punção lombar e toxina botulínica para alguns casos). O atendimento oferece o que há de melhor em diagnósticos e tratamentos, promoção de saúde, qualidade de vida e planejamento de cuidados centrados no paciente.